O nosso grupo!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sé de Lisboa

  •  A Sé de Lisboa, também chamada Igreja de Santa Maria Maior, é o monumento mais antigo da cidade e, desde a sua construção, está ligada à história de Lisboa.
  •  Ao longo dos tempos foi vítima de sucessivos desastres naturais, tendo sido sujeita a constantes reconstruções, restauros e adaptações.
  •  A sua construção deve-se a D.Afonso Henriques, logo a seguir à reconquista de Lisboa aos mouros em 1147, época em que a cidade era já um centro muito activo do ponto de vista económico, social e cultural.
  •  No local onde hoje se ergue a Sé, havia uma grande mesquita, o que aparece comprovado com as mais recentes escavações arqueológicas levadas a cabo nos claustros. Também se coloca a hipótese da existência de um templo paleo-cristão do tipo visigótico, do qual restou uma lápide esculpida com animais e concheados.
  •  A peça mais preciosa da catedral é a arca que contém os restos mortais do santo padroeiro de Lisboa, São Vicente, transferidos do Cabo de São Vicente para a cidade em 1773. A lenda diz que dois corvos sagrados mantiveram uma vigília permanente sobre o barco que transportava as relíquias. Os corvos e o barco tornaram-se no símbolo de Lisboa. Diz-se também que os descendentes dos dois corvos originais viviam nos claustros da catedral.

1 comentário:

  1. Aconselho toda a gente a visitar este blogue pois verdadeiramente conhecemos muito pouco sobre a nossa capital

    ResponderEliminar