O nosso grupo!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mosteiro dos Jerónimos

·         O Mosteiro dos Jerónimos é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses.
·         Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitectura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa.
·         Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. 
·         Encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à India, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao rio em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra.
·         Deriva o nome de ter sido entregue à Ordem de São Jerónimo, nele estabelecida até 1834.
Mosteiro dos Jerónimos
·         Sobreviveu ao sismo de 1755 mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX.
·         Inclui, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa.
·         Após 1834, com a expulsão das Ordens Religiosas, o templo dos Jerónimos foi destinado a Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém.
·         O monumento é considerado património mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário