O nosso grupo!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Elevador de Santa Justa

Também chamado de Elevador do Carmo, o Elevador de Santa Justa liga a Rua do Ouro e a Rua do Carmo ao Largo do Carmo.Iniciando-se as obras em 1898, a inauguração deste elevador deu-se a 10 de Julho de 1902, que foi nessa altura chamado de "Ascensor Ouro-Carmo".

É uma estrutura de estilo neogótico* constituída por uma torre com duas cabinas de madeira com acessórios de latão e a sua bilheteira situa-se por trás da torre, sob as escadas da rua do Carmo.


Sendo inicialmente movido a vapor, passou a ser accionado por energia eléctrica em 1907. O desnível entre as ruas ligadas pelo Elevador de Santa Justa é de 30 metros.


*Neogótico ou revivalismo gótico é um estilo de arquitetura revivalista que surgiu em meados do século XVIII na Inglaterra. No século XIX, estilos neogóticos progressivamente mais sérios e instruídos procuraram reavivar as formas góticas medievais, em contraste com os estilos clássicos dominantes na época.





2 comentários:

  1. Já aprendi imenso com o vosso blogue. Sou Lisboeta e após ter lido as vossas informações apercebi-me de que realmente não conheço muito sobre a minha cidade.

    Obrigada por contribuirem para a cultura dos leitores

    ResponderEliminar
  2. Me encantó visitar este ascensor cuando visité Lisboa, a pesar de haber tenido un poco de miedo, muy viejo Me encanta este blog es fantástico! Felicitaciones

    ResponderEliminar