O nosso grupo!

domingo, 27 de março de 2011

Fado - a verdadeira alma lisboeta


"Silêncio, que se vai cantar o FADO!"

"Fado" - quadro de José Malhoa, o pintor do fado.
  •  A palavra "fado" provém do latim "fatum" que significa "destino.
  • No fado, o cantor designa-se fadista e permanece vestido de preto em frente à plateia enquanto que, atrás deste, se encontram os guitarristas que tocam a guitarra portuguesa.
  • O fado está ligado à fatalidade do destino, à noite, ao desencontro, e foi partilhado por fidalgos, vádios e marinheiros e cantado de forma intensa e sofrida desde o seu aparecimento.
  • Por vezes, tem também versões mais alegres, relatando as conquistas, amores e vivências de cada bairro.
  • Nos finais do século XIX foi adoptado pelos aristocratas para expressar os seus sentimentos românticos, usando palavras de grandes poetas e escritores portugueses, tendo ficado por essa altura ligado à palavra "saudade".
  • Começou por ser cantado nas tabernas e nos pátios dos bairros populares, como a Alfama, Castelo, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa.
  • Perto deste último, encontra-se a casa onde viveu a lendária Amália Rodrigues, hoje um museu.
  • A Amália Rodrigues devemos a imagem do clássico vestido preto com xaile.

Amália Rodrigues - Nem às paredes confesso

Mariza - Rosa Branca

Maria da Fé - Até que a voz me doa

Mariza - Ó gente da minha terra

Dulce Pontes - Lusitana Paixão



 Companheira do Fado - a guitarra portuguesa:

 A guitarra portuguesa, indispensável companheira do fado, teve origem num outro instrumento, o cistro. Este terá surgido na França e na Itália do Renascimento e viajado desde o século XVI pela Alemanha e Inglaterra.
 A colónia britânica introduziu o cistro em Portugal e, anos mais tarde, os países europeus (incluindo a própria Inglaterra) abandonaram este instrumento. Excepto Portugal. No nosso país, o cistro evoluiu adquirindo características próprias passando a designar-se por guitarra portuguesa.


 Fado - Origem:

 A origem do fado é , ainda hoje, incerta. Pensa-se que tenha nascido nos bares de marinheiros de Lisboa nos finais do século XVIII. A dor dos que viam os seus familiares e amigos partir para as descobertas marítimas terá levado ao aparecimento deste género de música tão sentimental.

 Por outro lado, há quem considere que o fado tenha surgido em Portugal através dos mouros ou que o "lundum" (género musical) tenha viajado do Brasil e evoluído para o fado actual.

 Estas são apenas algumas possíveis origens para o fado. Por exemplo, há ainda quem afirme que o fado terá surgido no nosso país durante as invasões francesas. Teria sido trazido pelo exército francês ou pelos ingleses por volta de 1808.








Sem comentários:

Enviar um comentário