domingo, 27 de março de 2011
Trailler do filme "Lisboa, Menina e Moça"
Esperamos que gostem do Trailler e que fiquem curiosos acerca do filme.
Fado - a verdadeira alma lisboeta
"Silêncio, que se vai cantar o FADO!"
"Fado" - quadro de José Malhoa, o pintor do fado. |
- A palavra "fado" provém do latim "fatum" que significa "destino.
- No fado, o cantor designa-se fadista e permanece vestido de preto em frente à plateia enquanto que, atrás deste, se encontram os guitarristas que tocam a guitarra portuguesa.
- O fado está ligado à fatalidade do destino, à noite, ao desencontro, e foi partilhado por fidalgos, vádios e marinheiros e cantado de forma intensa e sofrida desde o seu aparecimento.
- Por vezes, tem também versões mais alegres, relatando as conquistas, amores e vivências de cada bairro.
- Nos finais do século XIX foi adoptado pelos aristocratas para expressar os seus sentimentos românticos, usando palavras de grandes poetas e escritores portugueses, tendo ficado por essa altura ligado à palavra "saudade".
- Começou por ser cantado nas tabernas e nos pátios dos bairros populares, como a Alfama, Castelo, Mouraria, Bairro Alto e Madragoa.
- Perto deste último, encontra-se a casa onde viveu a lendária Amália Rodrigues, hoje um museu.
- A Amália Rodrigues devemos a imagem do clássico vestido preto com xaile.
Amália Rodrigues - Nem às paredes confesso
Mariza - Rosa Branca
Maria da Fé - Até que a voz me doa
Mariza - Ó gente da minha terra
Dulce Pontes - Lusitana Paixão
Companheira do Fado - a guitarra portuguesa:
A guitarra portuguesa, indispensável companheira do fado, teve origem num outro instrumento, o cistro. Este terá surgido na França e na Itália do Renascimento e viajado desde o século XVI pela Alemanha e Inglaterra.
A colónia britânica introduziu o cistro em Portugal e, anos mais tarde, os países europeus (incluindo a própria Inglaterra) abandonaram este instrumento. Excepto Portugal. No nosso país, o cistro evoluiu adquirindo características próprias passando a designar-se por guitarra portuguesa.
Fado - Origem:
A origem do fado é , ainda hoje, incerta. Pensa-se que tenha nascido nos bares de marinheiros de Lisboa nos finais do século XVIII. A dor dos que viam os seus familiares e amigos partir para as descobertas marítimas terá levado ao aparecimento deste género de música tão sentimental.
Por outro lado, há quem considere que o fado tenha surgido em Portugal através dos mouros ou que o "lundum" (género musical) tenha viajado do Brasil e evoluído para o fado actual.
Estas são apenas algumas possíveis origens para o fado. Por exemplo, há ainda quem afirme que o fado terá surgido no nosso país durante as invasões francesas. Teria sido trazido pelo exército francês ou pelos ingleses por volta de 1808.
sexta-feira, 25 de março de 2011
O desastre no Japão : o regresso a 1755 ?
O terramoto no Japão
Na sexta-feira dia 11-03-2011 pelas 14h46 (madrugada em Portugal), o Japão foi devastado por um terramoto de 8,9 na Escala de Richter seguido de um maremoto que varreu as cidades costeiras do nordeste do Japão, cujo epicentro registou-se a menos de 150 quilómetros de Sendai, cidade situada no nordeste do Japão.
Foi a destruição mais grave do território japonês desde a segunda guerra mundial, que poderá também tornar-se no desastre nuclear mais grave, maior do que Chernobyl, caso os especialistas não consigam arranjar o sistema de arrefecimento dos reactores da central nuclear de Fukushima (250 quilómetros a nordeste de Tóquio) .
Foi a destruição mais grave do território japonês desde a segunda guerra mundial, que poderá também tornar-se no desastre nuclear mais grave, maior do que Chernobyl, caso os especialistas não consigam arranjar o sistema de arrefecimento dos reactores da central nuclear de Fukushima (250 quilómetros a nordeste de Tóquio) .
Recentemente declararam 10.000 mortos e 17.500 desaparecidos, no entanto estimam-se 15.000 mortos (o número de mortos tem aumentado a cada dia que passa).
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 23.000 pessoas continuam sem abrigo.
O terramoto no Japão desencadeou um tsunami forte que superou ondas de dez metros de altura.
Terramoto de 1755
O terramoto de Japão compara-se com o terramoto de 1755 em Lisboa:
Semelhanças: - Ambos os terramotos tiveram magnitude de 9 na escala de richter e origem no mar;
- Terramoto de 1755 atingiu outros locais para além de lisboa;
- Terramoto do Japão atingiu para além de Tóquio, Fukushima, Sendai, Kamaichi, Isogo,Yokohama, Wakayma e Sanriku;
- Ambos os terramotos foram seguidos de réplicas, no Japão uma das réplicas atingiu 7.4 na escala de Richter;
- As distâncias do primeiro ponto de costa para o epicentro são parecidas (cerca de 130 quilómetros);
- As capitais, Lisboa e Tóquio, estão à mesma distância do epicentro (cerca de 370 quilómetros);
Diferenças: - O tsunami em Lisboa teve ondas de 15 metros enquanto que o tsunami no Japão teve ondas de 10 metros;
- O número de mortos no terramoto do Japão estima-se que atinga os 15.000, enquanto que no terramoto de Lisboa o número de mortos rondou os 100 mil (sendo 10 mil em Marrocos);
Após estas informações, o desastre no Japão relembra momentos vividos no terramoto de 1755 em Lisboa.
quinta-feira, 24 de março de 2011
Bandeira de Lisboa - O seu significado
O brazão de Lisboa, constítuido por uma nau acompanhada por dois corvos. A explicação correntemente aceite para tal facto reporta-se à nau que transportou os restos mortais do mártir S. Vicente, que viajou do Algarve para Lisboa numa nau, sempre acompanhada por dois corvos que a protegeram e indicaram o caminho seguro até ao destino. A partir do reinado de D. Manuel, a cidade de Lisboa passou a utilizar um escudo bi-partido, tendo do lado direito as armas reais e na parte superior esquerda a nau com os dois corvos, por cima da divisa do monarca - a esfera armilar, o escudo e a coroa real.
Foi apenas em 1897 que a cidade requisitou um alvará que lhe concedesse oficialmente um brasão de armas. Mais recentemente, em 1940, uma vez ouvida a Associação de Arqueólogos Portugueses, chegou-se à representação actual do brasão de armas da cidade de Lisboa.
terça-feira, 22 de março de 2011
Estamos de volta !
Olá a todos,
Após a época de testes viemos finalmente anunciar o regresso da dinâmica no nosso blog! Lamentamos a demora em satisfazer alguns pedidos, mas estes não serão esquecidos. Para além disso, estamos a preparar novas actividades.
Nas próximas semanas o desenvolvimento do projecto não irá parar. Fiquem atentos!
NOS PRÓXIMOS DIAS:
Agradecemos também a todos os que comentaram! :)
Após a época de testes viemos finalmente anunciar o regresso da dinâmica no nosso blog! Lamentamos a demora em satisfazer alguns pedidos, mas estes não serão esquecidos. Para além disso, estamos a preparar novas actividades.
Nas próximas semanas o desenvolvimento do projecto não irá parar. Fiquem atentos!
NOS PRÓXIMOS DIAS:
- Esclarecimento acerca da bandeira de Lisboa;
- Análise comparativa do sismo do Japão (deste mês) com o de Lisboa (1755);
- Vídeo "Making of - parte 2";
- Trailer do filme "Lisboa, Menina e Moça";
- Documentário "A Grande Catástrofe de 1755".
Agradecemos também a todos os que comentaram! :)
Mantenham-se desse lado, à descoberta da nossa cidade!
Obrigado!
Subscrever:
Mensagens (Atom)